12 COISAS QUE ACONTECEM AO CORPO QUANDO COME OVOS
Os ovos são talvez a forma mais rápida, barata e versátil de ingerir proteínas. Mas o que é que o ovo pode realmente fazer por si?
1. AUMENTA A SENSAÇÃO DE SACIEDADE
Muitos estudos têm comparado os efeitos dos alimentos ricos em proteínas Sabe-se que a ingestão deste nutriente está relacionada com a sensação de saciedade. Em 100 gramas de ovos encontramos 13 gramas de proteínas. Bastante, não acha?
2. MELHORA OS SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL
Os médicos estão ge3. PROTEGE OS OLHOS
Dois antioxidantes presentes na gema do ovo - a luteína e a zeaxantina - têm um efeito protetor ocular. Estas duas substâncias reduzem o risco de cataratas e de degeneração macular relacionada com a idade, duas das principais causas de cegueira e perda de visão. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que basta comer uma gema de ovo durante quatro a cinco semanas para os níveis de zeaxantina aumentarem entre 114 e 142% e de luteína entre 28 e 50%.
4. DÁ MAIS QUALIDADE DE VIDA
O corpo humano consegue produzir 11 aminoácidos essenciais. Mas nós precisamos diariamente de 20. Sabe onde estão os outros 9? No ovo. Sem esses 20 aminoácidos essenciais o corpo humano terá mais dificuldades de resposta ao nível do sistema imunitário e perderá facilmente mais massa muscular.
5. FORTALECE O SEU SISTEMA IMUNITÁRIO
Apenas um ovo contém 22% dos níveis diários recomendados de selénio, um nutriente que ajuda a suportar o sistema imune e que regula as hormonas da tiróide. Se os adolescentes e crianças não ingerirem este nutriente, podem desenvolver doença de Keshan ou doença de Kashin-Beck, duas condições médicas que afetam o coração, ossos e articulações. O selénio tem também uma função antioxidante, atuando juntamente com a vitamina E na proteção das membranas celulares.
6. DIMINUI O STRESS E A ANSIEDADE
Se a sua alimentação falhar em algum dos nove aminoácidos essenciais que o corpo não produz corre o risco de desenvolver uma perturbação mental. Um estudo de 2004 publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que o consumo suplementar de lisina - presente no ovo - conseguia reduzir os níveis de stress e ansiedade, provavelmente pela modulação dos níveis de serotonina no corpo humano. 7. REDUZ O RISCO DE DOENÇA CORONÁRIA contém moléculas que alojam a gordura nas paredes das veias provocando aterosclerose. O colesterol HDL consegue remover essas moléculas. Mas nem todo o colesterol mau (LDL) é composto por moléculas iguais. Há vários tipos. As mais pequenas e densas estão associadas a um maior risco de doença coronária, como a aterosclerose. Ainda que o ovo aumente os níveis de LDL, este é conhecido por tornar as moléculas de LDL maiores e mais fáceis de eliminar, diminuindo o risco cardíaco.
8. DÁ-LHE ENERGIA
Apenas um ovo contém quase 15% do valor de vitamina B recomendado para um adulto. A vitamina B desempenha uma importante ação no metabolismo celular, ao ajudar o corpo a converter a comida em energia.
9. PROTEGE O CÉREBRO
O ovo contém colina, um nutriente do complexo B de vitaminas. Este é um importante componente das membranas celulares e é essencial para sintetizar alguns neurotransmissores. Vários estudos têm demonstrado que a diminuição nos níveis de colina está associada a um menor desempenho cognitivo e ao aparecimento de doenças neurológicas.10. MELHORA O ESTADO DA PELE E DO CABELO
As vitaminas do complexo B são essenciais para manter o cabelo, a pele, os olhos e as unhas saudáveis. Também ajudam na boa regulação do sistema nervoso.
11. MELHORA A SAÚDE DOS OSSOS E DENTES 11. MELHORA A SAÚDE DOS OSSOS E DENTES
Os ovos são uma das poucas fontes alimentares de vitamina D, importante para os ossos e dentes, uma vez que é essencial no processo de absorção de cálcio.
12. AJUDA-O A QUEIMAR GORDURA
Sobretudo por causa da sensação de saciedade, uma alimentação equilibrada e rica em ovos - em detrimento de outras proteínas - tem sido associada a uma mais rápida perda de massa gorda. Um estudo analisou durante oito semanas dois grupos de pessoas: um comia ao pequeno-almoço um tipo de pão de farinha de trigo fermentada; o outro comida ovos com a mesma quantidade de calorias. O grupo que comeu ovos perdeu mais 65% de peso e mais 16% de gordura do que o grupo que comeu pão. EU QUERO
No comments:
Post a Comment